INAP

REDE INTERNACIONAL DE PREVENÇÃO DE ÁCIDOS

A Drenagem Ácida das Rochas (ARD) é um dos problemas ambientais mais sérios e potencialmente duradouros para a indústria de mineração. Ao não ser diagnosticada, nas fases iniciais do ciclo da mineração, pode resultar em impactos na qualidade da água superficial e subterrânea a longo prazo e que podem muito bem ser o legado mais prejudicial desse setor. Lidar efetivamente com a drenagem ácida é um grande desafio técnico, conforme historicamente vem sendo sentido e reportado por muitas empresas de mineração.

A Rede Internacional de Prevenção de Ácidos (INAP) é um grupo liderado pelo setor de mineração e que congrega diversas empresas deste setor e que foi criado para ajudar a enfrentar esse desafio. O INAP existe para suprir a necessidade de um organismo internacional que mobilize informações e experiência em drenagem ácida de mina (DAM). A rede foi fundada em 1998. Desde então, o INAP se tornou um líder global pró-ativo nesse campo.

Em 2009, o INAP publicou o Guia GARD, um guia de melhores práticas para a prevenção e mitigação da DAM. Desde então, o Guia GARD está rapidamente se tornando reconhecido como o principal guia global sobre esse tópico. O Guia GARD é gratuito para todos usarem e pode ser encontrado na internet em: www.gardguide.com.