Normas para formatação - Apresentação online - Publicação

1 – SOBRE O ENVIO

A submissão de resumos expandidos para o 1º CLADAM até o dia 30 de setembro de 2021 , exclusivamente por este site.

Acesse “Submissão de Trabalhos”.

Uma vez realizado o cadastro, faça o login no sistema, informando o e-mail e senha cadastrados para fazer o envio de seu trabalho.

Memorize o e-mail informado e sua senha, pois eles serão necessários para acompanhamento das avaliações de seu resumo.

ATENÇÃO:

  • Verifique se os dados cadastrados estão corretos, pois serão utilizados na programação e dos anais do evento.
  • Certifique-se de ter cadastrado no sistema os dados de todos os autores do trabalho e em sua devida ordem. Estas informações serão utilizadas, na programação e nos anais.
  • No cadastramento do resumo expandido, deverá ser informado o autor de correspondência/ apresentador do resumo no Congresso.

2 – SOBRE A FORMATAÇÃO

Para que esse processo mantenha a integridade do conteúdo, receberemos somente arquivos em Word for Windows ou compatível.

Os resumos expandidos deverão ter 8 páginas no máximo, incluindo texto, ilustrações, fórmulas, equações, referências, agradecimentos e anexos.

Número de autores e coautores estão limitados a no máximo 8, ou seja, 1 autor e até 7 coautores.

Serão aceitos trabalhos em Português, Espanhol e Inglês e serão publicados no idioma em que foi redigido originalmente.

 

2.1 – CONFIGURAÇÃO DE PÁGINA

Todas as páginas deverão obedecer a seguinte formatação:

Margens:
• Superior/Inferior/Esquerda/Direita: 2,5 cm;
• Medianiz: 0 cm.

A partir da margem:
• Cabeçalho: 1,27 cm;
• Rodapé: 1,4 cm.

Tamanho do Papel:
• A4 (21 x 29,7 cm)

 

2.2 – FONTES E ESPAÇAMENTO

Os resumos expandidos poderão ser digitados em qualquer programa, com as seguintes formatações:

Fonte:
• Arial;
• Tamanho 14 somente no título e 12 no restante do trabalho

Parágrafo:
• Espaçamento entre linhas: 1,5 linha;
• Alinhamento: CENTRALIZADO – título do trabalho, nome dos autores, figuras, tabelas e respectivas legendas
• JUSTIFICADO – texto do trabalho

 

2.3 – RODAPÉ

No rodapé, presente em todas as páginas do resumo expandido, deve constar o nome do evento com as iniciais em maiúsculo, itálico, alinhado a esquerda e em Arial, tamanho 8 com o número da página alinhado a direita. Após redigir o texto clicar em Bordas e Sombreamento e inserir borda superior:

Exemplo:

1º Congresso Latino- Americano de Drenagem Ácida de Mina (1º CLADAM)
1st Latin American Acid Mine Drainage Congress (1st CLADAM)
1er Congreso Latinoamericano de Drenaje Ácido de Minas (1er CLADAM)

 

2.4 – PRIMEIRA PÁGINA

Na primeira página deverá constar o título do resumo (fonte tamanho 14, em letra maiúscula, negrito e alinhamento centralizado), o nome completo dos autores (em maiúsculas e minúsculas, separados por ponto e vírgula). O título do trabalho, com no máximo 140 toques deverá ser apresentado no idioma do trabalho e em Inglês. As abreviaturas deverão ser identificadas, por extenso, na primeira vez que aparecem no texto. As unidades das grandezas numéricas deverão obedecer aos padrões do Sistema Internacional de Unidades (SI).

Seus dados profissionais (instituição, endereço completo, fone e e-mail) deverão ser inseridos através de notas de rodapé.

Não inserir títulos profissionais ao lado do nome do autor. Caso julgue conveniente, deverá ser o primeiro item da nota de rodapé correspondente.

Abaixo do nome dos autores deverá constar o Resumo, seguido do Abstract (em inglês) e as Palavras-chave (no mínimo três e no máximo cinco).

Os artigos deverão, obrigatoriamente, apresentar resumo em Português e Inglês. Para trabalhos redigidos em Espanhol, o segundo resumo será em Português e o terceiro em Inglês.

Além disso, caso o idioma escolhido não seja o Português, o título deverá obrigatoriamente ser apresentado secundariamente nesse idioma, sendo mantido o título original no idioma do artigo.

O resumo deverá ser redigido em parágrafo único, variando entre 1.000 a 1.500 toques, apresentando de forma breve e objetiva a justificativa do trabalho, os métodos utilizados, os resultados e as conclusões.

Deverá ser deixado o espaço de um ENTER entre os itens que compõe a primeira página do resumo expandido (título, nome dos autores, resumo, abstract, palavras-chave).

Após as palavras-chave, deve ser inserida uma quebra de página, para que o conteúdo do trabalho comece sempre na página 2. Caso seu resumo e abstract sejam extensos e ocupem parte da segunda página, o texto do trabalho deverá ser iniciado após duplo ENTER.

 

2.5 – PARÁGRAFOS

A primeira linha de cada parágrafo deve estar a 1 cm da margem esquerda. Para a formatação de parágrafo use a opção formatar parágrafo no “menu” ou a tecla “TAB”

 

2.6 – CORPO DO TRABALHO

A apresentação do conteúdo do resumo expandido se inicia na página 2. Os itens principais do resumo deverão ser numerados sequencialmente, com a Introdução recebendo o N° 1 e as Referências Bibliográficas recebendo o número final. Entre o final do texto de um item e o título do item seguinte deverá ser deixado um “ENTER” em branco. Após o novo item, clicar um ENTER e iniciar a digitação daquele parágrafo.

Os itens deverão ser digitados de acordo com os exemplos abaixo:

1 – INTRODUÇÃO

2 – OBJETIVOS – letras maiúsculas, junto à margem esquerda.

O primeiro parágrafo, após cada item ou subitem, deverá ser iniciado uma linha após o título do item (ou subitem), com alinhamento Justificado. A primeira palavra deverá começar a um centímetro da margem esquerda.

Os subitens deverão ser digitados conforme abaixo:
Exemplos:

2.1 – Objetivos Específicos – letras maiúsculas e minúsculas, itálico e junto à margem esquerda.

2.1.1 – Estudo de Caso – letras maiúsculas e minúsculas e junto à margem esquerda.

3 – METODOLOGIA

4 – RESULTADOS

5 – CONCLUSÕES

6 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

A lista de referência bibliográfica deverá ser inserida no final do trabalho técnico e deve incluir somente os trabalhos citados no texto (inclusive das legendas, figuras e tabelas).

Essas devem conter sobrenome dos autores, seguidas das iniciais do nome, título da publicação, editora, local, data e outros dados eventualmente necessários para identificação. A codificação ISBN (se conhecida) deve ser colocada depois do nome do editor. No corpo do trabalho, as referências devem ser numeradas por ordem de primeira aparição no texto, e colocadas entre colchetes (i.e. [1] ).

 

2.7 – FIGURAS, FOTOS E GRÁFICOS

Todas as figuras, fotos e gráficos devem ser incluídas no corpo do trabalho.

Caso tenha sido feita uma montagem física para produzir o documento em papel, certifique-se de que a montagem eletrônica contida no arquivo produzirá o mesmo resultado.

As figuras (mapas, fotos, perfis, esboços, gráficos, diagramas, etc.), devem ser numeradas sequencialmente. O título deve ser claro e conciso e colocado na base da figura. Outras informações relativas à figura (legenda, origem dos dados, observações, etc.), serão colocadas logo abaixo da figura, com espaçamento simples e fonte de tamanho menor que a do texto principal. As figuras devem ser preparadas em alta resolução (maiores que 1Mb). Para uma boa legibilidade, os símbolos e caracteres de texto das figuras devem ter tamanho mínimo de 1 mm, mesmo após a redução da figura.

 

2.8 – TABELAS

As tabelas serão numeradas sequencialmente e inseridas normalmente dentro do texto. O título deve ser claro e conciso e colocado no topo da tabela. Outras informações relativas à tabela (origem dos dados, observações, etc.), serão colocadas logo abaixo da tabela, com espaçamento simples e fonte de tamanho menor que a do texto principal.

Não use formatações, bordas ou sombreamentos complicados.

 

 

2.9 – EQUAÇÕES

As equações podem ser incorporadas ao resumo expandido de diversas maneiras. Podem ser imagens escaneadas, podem ter sido criadas por um aplicativo externo, podem ter sido feitas com fontes de símbolos ou com o editor de equações do próprio programa usado para o trabalho. Em qualquer caso, elas devem ser numeradas consecutivamente ao longo do documento, iniciando a 1,25 cm. da margem esquerda, e o número deve ser colocado entre parêntesis alinhado a 1,5 cm. da margem direita.

 

 

2.10 – NOTAS DE RODAPÉ E REFERÊNCIAS

As notas de rodapé serão permitidas e deverão ser colocadas no rodapé da respectiva página (com fonte tamanho 8).

 

2.11 – VERIFICAÇÃO DE PLÁGIO – OBRIGATÓRIO

O trabalho deverá ser submetido à verificação de plágio pela Revista Águas Subterrâneas. Será utilizado o software CopySpider (https://copyspider.com.br/main/pt-br), gratuito. Recomendamos que os autores procedam à checagem antes da submissão, para evitar que o artigo seja recusado. Utilizamos os parâmetros internacionais: não serão aceitos artigos cujo índice de semelhança seja superior a 3%.

 

3 – SOBRE A APRESENTAÇÃO

A apresentação será na língua original do apresentador e não haverá tradução simultânea.

Todas as apresentações serão através de vídeo. Os autores deverão estar online para responder as perguntas após a apresentação do vídeo.

Os autores deverão fazer a gravação do vídeo e enviá-lo com antecedência a Secretaria Executiva via e-mail / We transfer.

As orientações para a gravação serão enviadas juntamente com a aprovação do trabalho.

 

3.1 – COMPROMISSO DE APRESENTAÇÃO DO RESUMO

A ABAS vem tendo inúmeros problemas causados pelos autores que não comparecem para apresentar seus artigos, criando com sua ausência prejuízo nas sessões técnicas, decepcionando os que comparecem e estão interessados em assistir as apresentações e acarretando, desnecessariamente, aumento de custos para o evento.

Face a este problema que tem se tornado a maior fonte de reclamações nos últimos eventos, a diretoria da ABAS solicita aos autores dos artigos escolhidos para apresentação a assinatura de um “Termo de compromisso de apresentação virtual do trabalho” a ser firmado por um dos autores e devolvido a secretaria do evento via e-mail [email protected], até o dia 3 de novembro de 2021.

Clique aqui para baixar o Termo de Compromisso de apresentação virtual de trabalho.

Os autores que se comprometerem a apresentar oralmente e que não comparecerem para sua apresentação, sem que haja um motivo de força maior, estarão proibidos de apresentar trabalhos / resumos na forma oral no próximo evento da ABAS.

 

3.2 – PREMIAÇÃO DOS MELHORES TRABALHOS

Serão premiados os melhores trabalhos nas categorias:

  • Acadêmico (graduação e pós-graduação);
  • Profissional.

 

4 – SOBRE OS ANAIS ONLINE

Serão publicados dentro do site da ABAS-MG. Só serão publicados os resumos que tenham sido apresentados no evento. Alguns artigos serão selecionados para submissão na revista Águas Subterrânea.

Informações Adicionais

Ao submeter o artigo à Revista Águas Subterrâneas, os autores declaram conjuntamente que consentem com a publicação do trabalho, com aceitação das recomendações dos relatores e a confirmação de não publicação em nenhum outro veículo enquanto estiver sendo avaliado pelos membros do Corpo Consultivo da revista.

Os resumos não serão revisados e nem editorados, caberá ao autor a revisão final antes de completar o “Upload”. Não será efetuada editoração dos resumos, com isso, é solicitado que os autores elaborem suas contribuições de acordo com as normas aqui definidas.

Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas com a Secretaria Executiva, através do e-mail: [email protected].